Psicoterapias
Terapia Focada nas Emoções

A Terapia Focada nas Emoções (TFE) vem sendo desenvolvida nos últimos 30 anos por Leslie Greenberg e colaboradores, sendo reconhecida pela APA (2016) como uma terapia baseada em evidências para depressão, revelando também evidências de eficácia no tratamento de traumas complexos (Paivio & Pascual-Leone, 2010), no transtorno de ansiedade social (Shahar,2013), transtornos alimentares (Robinson, Dolhanty & Greenberg, 2015), além de conflitos familiares e de casais (Goldman & Greenberg, 2015).

A TFE destaca-se pelo seu caráter integrativo sendo um modelo de psicoterapia desenvolvido a partir da aplicação de descobertas neurocientíficas, de princípios humanistas e construtivistas com uma grande ênfase na relação terapêutica, na empatia e em intervenções vivenciais guiadas por marcadores específicos observados durante as sessões. Tem como objetivo principal a reorganização do sistema de significados do paciente a partir de processos experienciais e relacionais desenvolvidos para acessar e transformar as emoções (Greenberg, 2010a).

Neste modelo, as emoções e não os pensamentos, são consideradas o elemento organizador central da experiência humana. Ao invés de seguir o princípio de Descartes, “penso, logo existo”, terapeutas focadas na emoção seguem a máxima “sinto, logo existo”. As cognições não deixam de ter sua importância como um dos componentes principais da criação de sentido e portanto, também merecem atenção. O que leva as pessoas ao consultório porém, não é o pensamento distorcido ou disfuncional e sim as emoções. Uma vez ativada, a emoção é frequentemente impenetrável à razão. Faz– se necessário então, o detalhamento sobre as emoções de cada cliente, bem como as emoções que aparecem na relação entre cliente e terapeuta.

A TFE é informada também pelas descobertas recentes sobre a memória. Atualmente, há um consenso sobre a flexibilidade da mesma e a possibilidade de se alterar a carga afetiva. Não é a memória que é apagada ou algo do gênero e sim o impacto emocional, que se torna então o alvo da intervenção terapêutica. É neste sentido que dizemos que é possível mudar uma emoção com outra emoção. Podemos mudar o medo que sentimos quando ativamos uma memória de violação ou agressão, com a raiva. Podemos mudar a vergonha com a autocompaixão. Podemos aceitar a tristeza e assim, a partir da compaixão do terapeuta, nos sentirmos transformados.

O processo de psicoterapia focada nas emoções, é um processo intenso e rico em significados. Ele resgata a autenticidade, a compaixão e a gentileza entre os seres humanos. Os terapeutas passam a ser o suporte e a companhia para auxiliar o cliente a visitar caminhos dolorosos e lugares escondidos e proibidos dentro de si mesmo.

Quer conhecer mais sobre TFE? Leia artigo de Marco Aurélio Mendes sobre TFE, clicando aqui ou vá para nossa seção de cursos clicando em CURSOS.

Se você é Psicólogo ou médico psiquiatra que atue com Psicoterapia e quiser saber mais sobre a Certificação Internacional em Terapia Focada nas Emoções, clique aqui em Capacitação.
Artigos e Notícias
Newsletter
Cadastre-se, receba nossas novidades, dicas e notícias.
Nome:
E-mail:
Rua Engenheiro Enaldo Cravo Peixoto, 215 – Sala 310 – Tijuca – Rio de Janeiro
(21) 99230 7496 – contato@tfebrasil.com.br