A Comissão Científica será responsável por avaliar os trabalhos encaminhados, sendo constituída por profissionais que possuem titulação de Doutorado e experiência em Terapia Focada nas Emoções e psicoterapias afins.
Os critérios de avaliação dos trabalhos serão baseados na observância das normas estabelecidas pela organização do Congresso e por essa Comissão, pela clareza e objetividade da apresentação do tema e pertinência teórica e técnica.
Não serão informados os motivos que levaram a Comissão a selecionar trabalhos. Não caberá apelação para a decisão da comissão.
II - Instruções para preparação dos trabalhos
• O título deve ser conciso e refletir o estudo/o trabalho a ser apresentado, com limite de 250 caracteres.
• O corpo do texto não deve exceder 2.500 caracteres com espaços (não inclui título e autoria/filiação).
• A estruturação do trabalho a ser enviado deve estar estruturada em corpo único, sendo sugerido para o autor seguir a seguinte sequência para trabalho científico: Introdução, Objetivo, Método, Resultados e Conclusão.
• No caso de trabalhos que tratem de relatos de caso, estes deverão estar estruturados em: Apresentação do Caso, Discussão e Comentários Finais. Considerando que os relatos de casos contribuem de modo importante para a troca de experiência entre os profissionais, a Comissão recomenda que sejam enviados apenas relatos de casos de grande relevância (exemplos: acompanhamento de trauma complexo, acompanhamento de questões específicas tais como racialidade, acompanhamento da população LGBTQIA+, acompanhamento da população em situação de emergência e desastre e outras situações específicas da prática clínica).
• A Instituição ou Instituições onde o trabalho foi realizado, assim como os nomes dos autores, NÃO devem ser mencionadas no corpo do texto.
• O conteúdo do trabalho / relato de caso deve estar relacionado ao tópico escolhido.
• Deverão ser informadas até 3 palavras-chave. Sugere-se que os autores não façam uso de abreviaturas no texto.
• Não serão aceitos resumos cujos resultados, de um mesmo trabalho, estejam pulverizados em diferentes resumos.
ATENÇÃO: os trabalhos deverão acompanhar um dos seguintes temas:
- Emoções em psicoterapia
- Intervenções em Terapia Focada nas Emoções
- Psicoterapia Experiencial
- Relação terapêutica
- Trauma
- Racialidade
- Acompanhamento população LGBTQIA+
- Acompanhamento população em emergência e desastres
III - Instruções para submissão de trabalhos
Para submeter um trabalho é necessário que o autor responsável pela submissão esteja inscrito no evento. Os demais autores que se inscreverem no congresso não deverão reenviar o trabalho já inscrito.
Os autores devem ser estudantes ou profissionais de psicologia ou medicina.
Para submeter um trabalho, proceda da seguinte maneira:
1- Envie o resumo para o seguinte e-mail: congressotfebrasil@gmail.com, informando seu nome completo, CPF e telefone de contato no corpo do email. Em caso de mais de um autor, mencionar os dados também. Informe também no email quem será a pessoa que irá apresentar o trabalho. Lembre que no resumo do seu trabalho não deverá constar seu nome, nem instituição ao qual está vinculado.
2- Prazo máximo de envio dos trabalhos: dia 06 de dezembro de 2024.
3- Data de divulgação do aceite dos trabalhos: dia 06 de janeiro de 2025.
IV - Informações importantes
• O trabalho deve ser enviado em português. E é fundamental que esteja gramaticalmente correto.
O(a) apresentador(a) do trabalho também deve estar incluído(a) na lista de autores.
• ATENÇÃO: todos os materiais produzidos sobre os trabalhos (anais, certificado, dentre outros) serão reprodução fiel das informações submetidas pelo autor. Portanto, não é possível realizar alterações quanto à grafia do título, resumo ou autores após a data limite para envio de trabalhos. Ressaltamos que as informações fornecidas são de inteira responsabilidade do autor que submete o resumo.
• Não haverá ressarcimento dos valores de inscrição pagos em casos de não aprovação do trabalho no Congresso.
• Ao submeter os trabalhos, os autores assumem o cumprimento das legislações e normas éticas que regem a pesquisa com seres humanos e animais, incluindo-se a aprovação pelos Comitês de Ética em Pesquisa e de Ética Clínica em Pesquisa em Animais.
• O envio do trabalho representa um compromisso do(s) autor(es) de apresentar o mesmo, se aceito, durante o evento.
• A Comissão Organizadora do Congresso não se responsabilizará pelos custos de transporte, hospedagem ou quaisquer outros relacionados com a apresentação do trabalho.
V - Instruções para trabalhos aprovados - Apresentação Oral
• A apresentação deve ser realizada em um período de 20 minutos, conforme previamente agendado na programação científica.
• O autor apresentador poderá usar o slide padrão do evento para elaborar a apresentação, que deverá conter: Introdução, Material e Métodos, Resultados/Discussão, Conclusão. QR Codes e logos de instituições são permitidos.
• Os trabalhos deverão ser apresentados em data e horário estabelecidos, não sendo permitido mudanças.