HOME   >   EMOÇÕES   >   VERGONHA E CULPA

Amor
Medo
Nojo
Raiva
Tristeza
Vergonha e Culpa
Alegria


Vergonha e Culpa

A vergonha é um exemplo de emoção mais sofisticada pois decorre do desenvolvimento da consciência e da representação mental de si, que surge por volta dos 2 anos de idade. A criança precisa aprender a se reconhecer ( “este sou eu” ), antes de sentir vergonha. Paralelamente a esta noção emergente do Self, há também uma internalização de regras e padrões sociais, que levam a criança a avaliar seu próprio comportamento. A criança já pode então decidir se um determinado evento aconteceu em função de sua atitude ou não e se este sucesso ou fracasso é global ou específico.

A vergonha especificamente, envolve uma avaliação global do Self como falho, ruim, ou menor, em comparação com as regras, padrões morais e valores do grupo social ou dos objetivos que desenhamos para nós mesmos. A função da vergonha é nos auxiliar a não ficarmos vulneráveis e expostos no grupo social, ajudando também na prevenção de respostas inesperadas de terceiros e promovendo cautela nas relações para não sermos criticados nem ameaçados.

A vergonha é uma das emoções mais difíceis de sentir e está misturada frequentemente ao medo. Muitas vezes, em função da dor da vergonha, é o medo de sentir vergonha.

Enquanto na vergonha há uma avaliação global do sujeito como uma falha, a culpa refere-se as atitudes específicas do indivíduo que resultaram em consequências desastrosas para terceiros ou para si mesml, manifestadas através de afetos desagradáveis ou mesmo de pensamentos sobre possíveis ações futuras. A função da culpa seria prevenir a fragmentação do grupo, mantendo a cooperação entre seus membros, sendo assim uma espécie de auto-punição pela transgressão das normas sociais. O desconforto da culpa, leva portanto a busca de reparação e ao mesmo tempo a evitação futura de situação semelhante.

A culpa é uma importante forma de dominação. Sentir culpa de algo pode nos deixar escravos de alguém. A culpa também pode estar relacionada ao grupo social, como observado em nações que se envolveram em guerras.
Rua Engenheiro Enaldo Cravo Peixoto, 215 – Sala 310 – Tijuca – Rio de Janeiro
(21) 2204 2699 – contato@tfebrasil.com.br