HOME   >   CAPACITAÇÃO   >   PROCESSO EXPERIENCIAL INTEGRATIVO

Cursos
Supervisão
Certificação em TFE
Processo Experiencial Integrativo
Grupos de Estudos
Psicoterapeutas


Processo Experiencial Integrativo

Destinado a psicoterapeutas (psicólogos e médicos) e a estudantes destas áreas a partir do 8.o período, o treinamento em Psicoterapia Experiencial tem como objetivo introduzir a pessoa à Teoria do Apego, aos fundamentos e práticas empáticas e a modelos de Psicoterapia Experiencial como a Terapia Focada nas Emoções. 

O treinamento em Psicoterapia Experiencial visa capacitar os profissionais de forma teórico-vivencial. Os módulos compõem o que chamamos no TFE Brasil , de Processo Experiencial Integrativo. A ideia básica é de que o terapeuta precisa experienciar e viver, para então aprender. São três módulos específicos, descritos abaixo. 

Módulo I - A Clínica do Apego (16 horas)
1. Introdução à Teoria do Apego
2. Modelos Internos de Funcionamento do Self
3. Estilos e Padrões Afetivo-Comportamentais
4. Estratégias Experienciais

Módulo II - A Clínica das Emoções (16 horas)
1. Construtivismo Dialético
2. Empatia Contemporânea 
3.Treino em Empatia
4. Treino em Estratégias Experienciais em Psicoterapia
5. O corpo em Psicoterapia Experiencial

Módulo III  - A Prática das Intervenções Experienciais: Da regulação à reconsolidação (20 horas)
1. Treino em Empatia
2. Cadeira-vazia com questões inacabadas
3. Diálogo em Duas Cadeiras (bloqueios do Self e autocriticismo)
3. Imagens Mentais
4. Treino em Estratégias Experienciais


A Certificação em Psicoterapia Experiencial, possui três níveis no momento.

Básico
Este primeiro nível visa o conhecimento teórico e algum conhecimento prático, obtido através dos 3 módulos do Processo Experiencial Integrativo. 

Intermediário 
Pré-requisito: Básico
O Nível 2 compõem-se de 10 encontros mensais com o objetivo de trocas de informações entre as participantes e o consequente aprofundamento teórico. Os encontros serão online com duração de 4 horas, em datas pré-estabelecidas. Estudantes não podem participar deste módulo. Apenas profissionais psicólogos e médicos.

Avançado 
Pré-requisito: Intermediário. Supervisões individuais com Supervisor/supervisora Certificada em Psicoterapia Experiencial pelo TFE Brasil (mínimo de 6 horas). O Valor da Supervisão deverá ser acordado com a Supervisora/Supervisor. Aqui, o/a supervisor/a define quais pontos principais a supervisionada precisa se aprofundar e verifica se ela preenche os fundamentos técnicos e relacionais necessários. Os aspectos a serem aprofundados são acordados entre a Supervisora e a Supervisionada. A Supervisionada poderá realizar Supervisões com mais de uma Supervisora Certificada. Recomendamos porém que, as últimas três supervisões sejam feitas com a mesma Supervisora.  Podem ser necessárias supervisões adicionais específicas destinadas à melhora nas habilidades do terapeuta. Após o mínimo de 6 horas supervisionadas, a Supervisora levará os dados da candidata para a Comissão de Supervisão do TFE Brasil, que avaliará em conjunto a aprovação da mesma. Após a avaliação positiva, a candidata será considerado Terapeuta Certificada em Psicoterapia Experiencial pelo TFE Brasil.


Rua Engenheiro Enaldo Cravo Peixoto, 215 – Sala 310 – Tijuca – Rio de Janeiro
(21) 99355 5879 – contato@tfebrasil.com.br