HOME   >   CAPACITAÇÃO   >   CERTIFICAÇÃO EM TFE

Cursos
Supervisão
Certificação em TFE
Processo Experiencial Integrativo
Grupos de Estudos
Psicoterapeutas


Certificação em TFE

A certificação em Terapia Focada nas Emoções promovida pelo TFE Brasil, segue as regras da ISEFT (International Society for Emotion Focused Therapy). Cursos de Terapia Focada nas Emoções, sejam de formação, extensão , ou mesmo a nível de pós graduação, que não sejam ministrados por um Trainer da ISEFT , não serão reconhecidos como parte do Processo de Formação para se tornar um Terapeuta Focado nas Emoções. No momento, o TFE Brasil é o único representante oficial da ISEFT na América do Sul e Central.


Certificação em Terapia Focada nas Emoções:
Etapa A : Treinamento Básico em TFE 
Etapa B: Prática Supervisionada em TFE (Etapa A + prática supervisionada)
Etapa C: Terapeuta Certificado em TFE (Etapas anteriores + aprovação do Supervisor)

Descrição das Etapas:
Etapa A : Treinamento Básico em TFE


Primeiro Ciclo da Certificação (Ciclo I) - Bases Filosóficas, Teoria das Emoções e Prática Experiencial Aplicada
Realizado através de workshop intensivo  com duração de 3 dias. Após os treinamentos realizados no Brasil em 2018 e 2019, nosso diretor, Dr. Les Greenberg, recomenda treinamento anterior para que os psicoterapeutas possam aproveitar melhor este primeiro passo da Certificação. Em resposta a isto, passamos a ter como pré-requisitos os seguintes módulos em psicoterapia experiencial:  A Clínica do Apego , A Clínica das Emoções  e  A Prática das Intervenções Experienciais ( veja as informações na nossa seção de cursos http://tfebrasil.com.br/capacitacao.asp ).  Assim, o psicoterapeuta pode começar a realizar o treinamento no seu ritmo e ir percebendo se irá se identificar com o modelo. A carga horária, incluindo os cursos que são pré-requisitos, somam 72 horas,. O Primeiro Ciclo da Certificação só poderá ser ministrado por um Trainer Certificado pela Sociedade Internacional de Terapia Focada nas Emoções.

Segundo Ciclo da Certificação (Ciclo II) -  Aperfeiçoamento Teórico e Prático. Formulação de Casos Processual
Realizado através de workshop intensivo de práticas experienciais com duração de 4 dias e carga horária de 32 horas. Pré-requisito: Ciclo I . O workshop só poderá ser ministrado por um Trainer Certificado pela Sociedade Internacional de Terapia Focada nas Emoções.
Recomendamos que o colega realize o Grupo de Aprofundamento em Psicoterapia Experiencial para se preparar adequadamente para o Ciclo II. Este Grupo acontecerá em 10 encontros online de 4 horas, uma vez ao mês.

Temas a serem abordados nos Ciclos 1 e 2
• Treino de Intervenções Empáticas/ habilidades relacionais
• Teoria das emoções, princípios de mudança emocional e aprofundamento emocional.
• Marcadores básicos e tarefas terapêuticas.
• Formulação de caso em TFE

Terceiro Ciclo da Certificação (Ciclo III) -  Experiência Inicial em Supervisão
Três dias de supervisão em grupo com carga horária de 20 horas. O terapeuta precisará levar pelo menos 2 casos para serem supervisionados durante o encontro.  A realização do Ciclo III não garante aprovação automática. O Candidato deve ser aprovado pelo Trainer oficial da ISEFT, comprovando que consegue realizar basicamente a psicoterapia em TFE e não outra forma de psicoterapia. O crítério de avaliação será realizado pelo supervisor mediante o uso de escalas apropriadas para este fim.

Ao final dos Ciclos I, II e III, o terapeuta haverá concluído a Etapa A da Certificação. Poderá se intitular Terapeuta Focado nas Emoções. Para se tornar um terapeuta certificado pela Sociedade Internacional de Terapia Focada nas Emoções porém, precisa ainda cumprir as etapas B e C. 



Etapa B: Prática Supervisionada Completa

1. Completar a Etapa A
2. Supervisão Pessoal direta do seu próprio trabalho com Supervisor ofical de no mínimo 16 horas, com pelo menos 2 clientes, em formato individual ou grupo.
• Deve ser aprovado pelo Supervisor
• Deve ser reconhecido como tendo habilidade moderada e de estar fazendo realmente TFE e não outra forma de psicoterapia.
3. Prática recomendada: Atender pelo menos dois clientes por um total de pelo menos sessenta sessões, incluindo empatia, intervenções específicas e formulação de caso.

Etapa C: Terapeuta Certificado em TFE

1. Etapa B completa
2. Avaliação das habilidades terapêuticas

• A certificação atesta que o terapeuta foi avaliado e julgado competente por um Supervisor Oficial da ISEFT.
• Terapeutas em treinamento que conseguirem completar este processo, serão listados no WebSite da ISEFT como terapeutas certificados, mediante a associação à ISEFT.
• A avaliação de habilidades é baseada na demonstração de pelo menos:
• (a) Duas sessões em video (envolvendo dois clientes diferentes) com trabalho ativo e de forma competente
• (b) Descrição breve do caso, incluindo uma formulação de caso competente

Demonstração das habilidades em TFE em:
1- Empatia
2- Identificação de Marcadores
3- Aprofundamento Emocional
4- Uso apropriado das tarefas da TFE 
5- Habilidade de pensar nos clientes em termos da TFE (formulação de caso, identificação de processos e marcadores, uso de respostas experienciais)

Ao final desta etapa, o profissional poderá se intitular Terapeuta Certificado em Terapia Focada nas Emoções e será reconhecido pela Sociedade Internacional de Terapia Focada nas Emoções como tal.


Rua Engenheiro Enaldo Cravo Peixoto, 215 – Sala 310 – Tijuca – Rio de Janeiro
(21) 99355 5879 – contato@tfebrasil.com.br